barracima
barracima

Conferencia Internacional Aguas Amazónicas (Lima, 15/jun/2016)

Lima, Perú- La Conferencia Internacional Aguas Amazónicas, llevada a cabo el 15 de junio en el NM Lima Hotel y organizada por Wildlife Conservation Society (WCS), reunió a más de un centenar de especialistas, autoridades e interesados en la conservación de la cuenca del Amazonas. La conferencia fue coronada con la Declaración Conjunta para las Aguas Amazónicas, firmada, entre otros, por el Ministro del Ambiente de Perú, Manuel Pulgar-Vidal, y el Presidente y Director de WCS, Cristián Samper, entre otros; no obstante, también implicó la presentación y discusión de temas tan sensibles como cruciales que hacen fundamental la visión de la Amazonía como una gran cuenca, y su consiguiente necesidad de ser gestionada y conservada integralmente.

barrabaixo
barracima

O perigo de os rios voadores secarem

Não é por falta de aviso. O alerta de que o desmatamento da Amazônia tem impacto na chuva que cai, a três mil quilômetros, no Sudeste, é repetido há tempos em todas as instâncias em que se discutem temas correlatos. Ambientalistas e pesquisadores batem nessa tecla em congressos, conferências e encontros científicos. Políticos - ainda que por apelo eleitoral - fazem do assunto bandeira de campanha. E a imprensa lhes dá voz para que toda a sociedade se conscientize. Conforme O GLOBO mostrou segunda- feira, chuvas e trovoadas deram um mais que bem- vindo alívio na dramática seca deste verão no Rio por causa dos chamados rios voadores - formados na Amazônia a partir da umidade que a floresta "puxa" do Oceano Atlântico.

barrabaixo
barracima

Falta de agua nas cidades tem a ver com a devastação desenfreada da Amazônia

Este video demonstra la relación entre la gravissima sequilla que pasa en la ciudad de Sao Paulo y otras tantas de la region sudeste de Brasil con el proceso de deforestación de la Amazonía!!!
El viedo salio en un programa en red nacional  de TV Globo domingo pasado.
barrabaixo
barracima

Amazônia atrai R$ 130 bi e enfrenta novos problemas

Usinas, portos e minas geram riqueza, mas podem provocar desequilíbrios sociais e ambientais. A riqueza mineral e o potencial da bacia hidrográfica fizeram da Amazônia um novo foco de investimentos do Brasil. Até 2022, o volume de obras anunciadas na região soma mais de R$ 130 bilhões, entre projetos de mineração, hidrelétricas e terminais portuários. Muito ainda deve vir pela frente, já que há vários estudos em andamento. O problema será contornar os impactos ambientais que boa parte dos projetos trarão para a região. O Estado de S.Paulo. Renée Pereira, 01/06/2014

barrabaixo
barracima

Agenda de Seguridade para a Amazônia

Relatório lançado hoje pelo Global Canopy 
Programme e pelo Centro Internacional para a Agricultura Tropical pede por uma nova 
agenda de seguridade para a Amazônia e para os países que a compõem, com foco não 
apenas na segurança nacional em seu sentido tradicional, mas no fortalecimento das bases

barrabaixo
barracima

The Dam Boom in the Amazon

articulo de opinión de Charles Lions publicado por New York Time

 

http://www.nytimes.com/2012/07/01/opinion/sunday/the-dam-boom-in-the-ama...

barrabaixo
barracima

Aprovado o Plano Estratégico de Recursos Hídricos dos Afluentes da Margem Direita do Rio Amazonas.

O CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS (CNRH) aprova o Plano Estratégico de Recursos Hídricos dos Afluentes da Margem Direita do Rio Amazonas - PERH-MDA, que abrange as áreas das bacias hidrográficas desses afluentes em território brasileiro.

barrabaixo
barracima

Cientistas anunciam rio subterrâneo de 6 mil km embaixo do Rio Amazonas

Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão,que corre embaixo do Rio Amazonas a uma profundidade de 4 mil metros. Os dois cursos d’água têm o mesmo sentido de fluxo – de oeste para leste –, mas se comportam de forma diferente.

barrabaixo
barracima

Deforestation and conservation in major watersheds of the Brazilian Amazon

SUMMARY

Conserving natural vegetation cover is of critical importance for maintaining the ecological integrity and hydrological properties of large river basins (more than 100 000km2). Recent estimates indicate that more

barrabaixo

Apoyo a RAISG

Rainsforest Foundation Noruega Ford Foundation Fundação Moore
barrabaixo