barracima
barracima

Inpe apresenta primeiras imagens do satélite Cbers-4

As primeiras imagens da câmera multiespectral brasileira MUX, a bordo do satélite Cbers-4, foram obtidas nesta segunda-feira (8) pelos técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As imagens foram tomadas sobre a região de Armação de Búzios (RJ).
A MUX é a primeira câmera para satélite inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil. Com 20 metros de resolução e multiespectral, registra imagens no azul, verde, vermelho e infravermelho, em faixas distintas, para uso em diferentes aplicações, principalmente no controle de recursos hídricos e florestais.
http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=3802

barrabaixo
barracima

La devastación del Amazonas en imágenes

En tan sólo un año la selva del Amazonas ha perdido un área dos veces mayor a la ciudad de Los Ángeles. La tala furtiva y la quema de grandes extensiones de bosque para la agricultura son los principales motivos de que  el pulmón más grande del planeta se vea drásticamente reducido cada día. Basta una sola cifra para ilustrar la tragedia medioambiental: entre agosto de 2012 y julio de 2013 -el año pluviométrico que el gobierno brasileño toma como referencia- el bosque tropical perdió casi tres millones de kilómetros cuadrados de vegetación.

barrabaixo
barracima

Elevated rates of gold mining in the Amazon revealed through high-resolution monitoring

Gold mining has rapidly increased in western Amazonia, but the rates and ecological impacts  of mining remain poorly known and potentially underestimated. We combined field surveys, airborne mapping, and high-resolution satellite imaging to assess road- and river-based gold mining in the Madre de Dios region of the Peruvian Amazon from 1999 to 2012. In this period, the geographic extent of gold mining increased 400%. The average annual rate of forest loss as a result of gold mining tripled in 2008 following the global economic recession, closely associated with increased gold prices. Small clandestine operations now comprise more than half of all gold mining activities throughout the region.

barrabaixo
barracima

Amazon rainforest mapped in unprecedented detail

Scientists record Amazon's structure and biodiversity by bouncing laser beams off forest 400,000 times per second.

Dan Collyns Madre de Dios, Peru
guardian.co.uk, Friday 27 January 2012 12.17 GMT

barrabaixo
barracima

A descoberta de uma nova Amazônia

Amazônia Brasileira: Feito com radares em vez de fotos aéreas, um mapeamento da região começa a desvendar o que existe sob as árvores e no subsolo de uma área do tamanho de três Franças.

Revista Veja, Laura Ming, 10 de março de 2010

barrabaixo
barracima

Lições panamazônicas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ofertou ao grupo dos 11 países com as mais significativas porções de florestas tropicais no planeta (Forest-11) o uso de ferramentas de sensoriamento remoto para que cada governo tenha autonomia e capacidade para monitorar suas matas, a exemplo do que o Brasil realiza há mais de 20 anos. Foi em Bali, na Indonésia, durante a XI Sessão do Fórum Global de Ministérios do Meio Ambiente, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (PNUD) em fevereiro.

barrabaixo
barracima

OrbiSat vai mapear áreas remotas da Amazônia

Os mistérios da biodiversidade da Amazônia brasileira começam a ser desvendados, pela primeira vez, com o uso de tecnologia de radar aerotransportado, desenvolvido no Brasil. A empresa OrbiSat, de São José dos Campos, está fazendo o mapeamento de uma área de 1,142 milhão de quilômetros quadrados na Amazônia e apresentando informações inéditas da região em relação ao seu relevo, profundidade de rios e características da cobertura vegetal.

barrabaixo

Apoyo a RAISG

Rainsforest Foundation Noruega Ford Foundation Fundação Moore
barrabaixo